Resenha: The Veilwalker Trilogy (Into the Veil, Through the Gloom, Across the Blood Red River) - Uma série que é uma verdadeira jóia escondida!

Como de costume para livros que não tem planos de serem lançados no Brasil, esta vai ser uma versão reduzida das minhas resenhas em inglês. Eu mesma perguntei para a Jennifer R. McDonald (tem como falar esse nome e não pensar na músiquinha da propaganda? Mac-donald!) se ela tem planas os de traduzir para outras linguas, e ela falou que por enquanto não, já que publica seus livros independentemente. Isso é realmente uma pena, já que esses estão entre os melhores livros que eu li esse ano, e se tornou uma das minhas séries favoritas. Vamos à resenha:

 

Into the Veil - 5/5 estrelas

O livro é narrado em primeira pessoa pela Lyric, uma menina de 16 anos que faz parte de um mundo paranormal que se move por entre o nosso - porém sem o conhecimento de humanos. Ela perece ser uma menina normal - fora a sua aparência meio fantasmagórica de olhos azuis claríssimos e cabelo loiro/branco, e a falta de amigos. Ela vai à escola, tem um irmão gêmeo chamado Lincon que é super charmoso, um pai que trabalha muito... Mas ela não é normal. Ela não tem amigos porque se muda muito, fugindo do seu próprio povo paranormal que poderia usar seus raros poderes contra eles.

 

Lyric e seu irmão são Veilwalkers, ou caminhantes do véu - isto é, o véu que separa o nosso mundo do purgatório. Eles estão na estrada desde o assassinato da sua mãe, que também era veilwalker mas foi morta pelos seus poderes. Mas o tem tem de mal em ser um caminhannte do véu? Bom, veilwalkers são os melhores espiões que existem, já que podem sair de seus corpos e andar pelo véu sem serem percebidos pelos outros seres vivos. e isso pode ser muito valioso.

 

Por isso ela não pode ter relações normais, nem com humanos nem com a sua gente. Eles são treinados como soldados pelo seu pai - um spell-caster (bruxo que faz poções e magia), que faria de tudo para mantê-los vivos. Além do seu irmão a única pessoa com quem ela fala é a Gemma, um espírito invocado que quer voltar para o véu, mas não pode já que Lyric e Lincon a tiraram de lá sem querer e não sabem colocá-la de volta! 

 

O livro é cativante, tem um ritmo super rápido e gostoso, e o mundo criado pela autora é muito consistente. Logo o começo o pai dela é raptado e eles obrigados a colaborar com um Clan de bruxos que tem, no mínimo, atitudes ambíguas. Com tanta maluquice acontecendo - ela junta vampiros, lobisomens, bruxos e outros seres que ela dever ter criado da cabeça dela - o mundo deve soar desorganizado, confuso e até meio clichê para você. Mas não é, juro!! É incrível como McDonald consegue fazer as coisas terem tanto sentido (ao ponto de eu me pegar pensando "Nossa, sem dúvida, é daí que vem este mito!") E ela faz isso sem esforço e sem parecer que está tentando te convencer.

 

Além disso, eu adorei o romance. Isso sem dúvida não é instalove, e também não é o foco do livro. Ele cresce de maneira orgânica, e é tão lindo que eu - romântica inveterada - não pude deixar de me derreter. Claro, é um livro Young Adult, com protagonistas extremamente jovens. Ela toma umas decisões mal pensadas, o que é de se esperar. Mas ela não é, nem de longe, burra. é uma protagonista forte e leal, que vale o título de heroína.

 

Through the Gloom - 4.7/5 estrelas

Em Through the Gloom Lyric está determinada a encontrar a verdade sobre a morte da sua mãe. A pessoa que ela ouviu ser o assassino a vida toda - e da boca do próprio pai - pode não ser bem o que parece. E Lyric não vai descansar até descobrir a verdade.

 

Esse livro do meio surpreende por não ser um livro "enche linguiça". a autora realmente explora os relacionamentos - da Lyric com o irmão, com o Aiden (o mocinho), com o seu mundo sobrenatural, e principalmente consigo mesma. Ela vai descobrir do que é capaz, em uma trama cheia de curvas e voltas inesperadas!

 

Across the Blood Red River - 4.5/5 estrelas

Já o último livro da série é sem dúvida o melhor. Ele satisfaz tudo que um último livro deveria: temos respostas para as principais perguntas, um final super real e lindo para o romance, a introdução de diversos novos personagens (assim como o desenvolvimento de vários outros), e principalmente um amadurecimento considerável para a nossa heroína. Tudo, menos um final! 

 

Por isso eu dei a nota menor. Ele não acaba realmente. Tudo bem, as coisas se resolvem, mas quem já ouviu falar em uma série que termina com um epílogo em que os personagens principais estão começando outra aventura? Tudo bem, a Jennifer está escrevendo uma outra série, chamada The Helios Chronicles (vai ser lançada em breve) que se passa neste mesmo mundo e que vai ter muitos dos nossos personagens favoritos. Mas mesmo assim, fiquei com um buraco aberto no meu coração... (tá bom, tá bom, sem drama!)

 

Minha nota: 5/5 (para a série como um todo)

Eu leria novamente? Sem dúvida

Eu vou ler outros livros da autora? Com certeza!
Eu recommendo? Sim, para fans de YA e fantasia que leiam em inglês e gostem de um mundo muito bem construído. Sério, eu não sei como esta série não é mais famosa! E ela é baratinha no Kindle, vale muito a pena!