Resenha: The Ugly Princess: the legend of Winnowwood, de Henderson Smith - uma história doce e sensível que me tocou tanto que me fez chorar

The Ugly Princess: The Legend of the Winnowwood - Henderson Smith

A resenha deste livro não vai ser tão detalhada quanto a em inglês, uma vez que este livro não foi publicado em potuguês e por enquanto não tem planos de ser. Traduzindo  (por mim e não oficialmente), o título quer dizer "A Princesa Feia: a lenda de Winnowwood".

 

Resumo: Esta é uma linda estória sobre Olive, uma princesa que vem de uma longa linhagem de Winnowwoods, um povo mágico que tem domínio sobre a natureza e os animais. Mas o seu povo é tão feio quanto é poderoso, e Olive é uma das mais poderosas que há. Porém, ela vive em um mundo muito parecido com o nosso, em que a beleza física reina quase solitária. Seu pai tem vergonha dela, mesmo sabendo dos seus poderes maravilhosos, e mesmo depois que ela salva o reino de um destino cruel. Neste livro Olive enfrenta uma aventura para, mais uma vez, encontrar uma salvação para o seu povo sem precisar trair as suas crenças - e acaba encontrando o significado da verdadeira beleza.

 

Apesar do livro começar devagar e não desenvolver tão fluentemente os personagens secundários, uma vez que atingimos o coração de Olive, é impossível não se apaixonar. Eu acredito - e vejo isso enquanto psicóloga - que não importa se você se considera feia, bonita ou algo no meio, toda mulher tem uma vozinha interna que, por vezes, dúvida da sua capacidade ou do seu valor. Esta é uma história que vai muito além da beleza. Ela nos mostra como acreditar em nós mesmos, mesmo quando tudo está parecendo estar contra você. E mostra um lado importante do que eu acredito ser o verdadeiro amor: amar as pessoas pelo que elas tem de melhor, mesmo vendo o seu lado feio.

 

Essa é uma história que poderia ser escrita pelos irmãos Grimm, ou poderia ser um filme da Disney, de tão verdadeiramente Conto de Fadas ela se parece. Tudo bem, eu adivinhei o final. Mas como todo bom Conto de Fadas, a gente sabe o final, torce para ele acontecer, e chora quando acontece - porque é bem assim que o mundo deve ser! E foi por isso - porque ela me fez chorar de tão linda, que eu lhe dei uma nota tão alta! Pelo epílogo parece que haverá outros livros, mas esse é um livro que sozinho se basta.

 

Minha nota: 4.7 de 5.

Leria novamente? Sim! Principalmente para crianças

Recomendaria? Sim! Para amantes de estórias encantadoras de qualquer idade!